Divagações de Stirner

Francisco Martins Rodrigues

O único e a sua propriedade, Max Stimer. Trad. João Barrento. Ed. Antígona, Lisboa, 2004. 341 pp. 29 €. “A minha causa sou eu pró­prio!” Recusando com veemência pôr-se ao serviço da religião, da hu­manidade, da liberdade, da justiça, Stinter julga romper com todos os dogmas, todos os tabus e as ideias feitas da sociedade do seu tempo.

Estamos em 1844, a crítica do cris­tianismo por Feuerbach inflama os espíritos, a Alemanha entra em revolução, mas ele rejeita com horror qualquer ideia de reorganização so­cial. A sua crítica que se pretende to­tal recua para um individualismo fundamentalista, para um niilismo esterilizante que ficou talvez como o traço mais característico do anar­quismo. No fundo, o que as suas la­boriosas demonstrações em tomo do bem e do mal, do moral e do imoral, do humano e do divino, revelam é a perplexidade de quem ficou desam­parado pela perda do referencial re­ligioso. Por alguma coisa Marx lhe chamava por gracejo S. Max.

Enfim, estão de parabéns os anarquistas, por terem finalmente em língua portuguesa uma das suas bíblias, com a qual poderão iniciar mais alguns jovens nos santos mis­térios da “libertação total do indiví­duo”. Quanto aos outros, os não-anarquistas, já tenho mais dúvidas de que colham algum benefício desta iniciativa da Antígona. A “filosofia” de Stimer não passa de uma bara­funda ideológica. O prestígio que tem sido alimentado à sua volta tem mui­to a ver com a denúncia que ele faz do comunismo como o culminar da servidão do “eu”.

Entre os dois ministros prussianos, o que primeiro proibiu o livro como “subversivo” e o que pouco de­pois o autorizou, considerando-o “demasiado absurdo para ser peri­goso”, foi o segundo que teve razão. O excepcional trabalho de João Bar­rento, conseguindo pôr em lingua­gem corrente as divagações de Stirner, não pode dar-lhe aquilo que elas não têm.

Política Operária nº 95, Mai-Jun 2004

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s