Cartas a JV – 9

Francisco Martins Rodrigues

Carta a JV – 9

23/8/1993

Caro Amigo:

Estou a responder à tua carta passados dois meses, mas como foi o tratamento geral que dei a toda a correspondência, divide-se o atraso entre todos… Só agora, em vésperas de partir para uma semana de férias (director de revista sofre muito!), decidi que não podia adiar mais o correio.

Pois, quanto à tua indisponibilidade para colaborar na P.O., eu tenho que a compreender e respeitar, naturalmente. Não tenho dúvida nenhuma de que estamos em correntes políticas bem diferentes e que os pontos de desacordo são mais que muitos. Mas eu julguei que, no terreno da política diária, podia haver um terreno comum, em que considerássemos mutuamente vantajoso publicar comentários teus sobre a actualidade política francesa ou europeia, por exemplo. Isto tendo em consideração a quase inexistência de publicações contra o sistema, aqui em Portugal, e os aspectos positivos que tu, apesar de tudo vês na P.O. Como tu dizes, pelo menos num aspecto estamos lado a lado: ao avisar as pessoas que isto está a rebolar para o abismo. Já é um bom ponto de acordo.

Quanto à questão da argumentação agressiva e de ataque pessoal a que te referes, não me parece francamente que tenha sido esse o caso. Houve vivacidade na tua crítica e vivacidade na resposta da Ana, mas não mais do que isso. Não vejo que ficasse afectada a possibilidade de diálogo de parte a parte. Mas, tudo bem. Ficamos nós a perder, que gostaríamos de incluir na revista maior cobertura de temas internacionais e maior diversidade de perspectivas nas colaborações. Vamos iniciar em Outubro um novo formato (A4), tomado necessário para nos adaptarmos ao computador. Aproveitamos para arejar a maquete, tomá-la um pouco menos compacta. Quanto aos temas da revolução russa, será o último artigo (espero) da série que tenho vindo a fazer. Há que pensar noutros assuntos. O pior é a falta de tempo para estudar seriamente.

Aceita abraços meus e da Ana, para ti e para a S. Da Beatriz não posso dizer nada porque tem estado a dar aulas fora de Lisboa e há um tempo que não a vejo. Julgo que vai voltar para cá em Outubro.  

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s