Francisco Martins Rodrigues
Carta a JM – 4
13/9/1988
Caro Z.:
Aqui vão com atraso as indicações que combinámos, as cartas de apresentação e as fotocópias de algumas cartas recebidas para ficares mais dentro do assunto.
O contacto principal é o da OCML Voie prolétarienne, que publica o boletim Partisan e a revista téorica Cause du Communisme. Como só temos a boîte postale, será bom enviares-lbes a carta e assegurares um encontro, para não ires a Paris em vão. Junto com a carta para a OCML vai uma outra para um camarada P, que não conhecemos mas que está especialmente interessado na P.O. e já traduziu alguns artigos para francês. Era muito bom conseguires falar com ele, claro.
Também ligado a este grupo está o camarada P, para quem junto carta. Vive em …, que ele diz ser no sul da França e portanto não faço nenhuma ideia se te fica em caminho. Se não te interessar, destróis a carta que mando junto.
Na área portuguesa e em Paris há duas pessoas para quem junto cartas, e de quem te mando fotocópias das cartas que nos enviaram. O V parece ser pessoa muito esperta e muito culta, emigrado há muitos anos. Alinha-se numa espécie de comunismo de esquerda, com fortes reservas a Lenine, à organização em partido, etc. Ele diz que não é anarquista, mas deve ser muito parecido. Poderia ter interesse conversares com ele, e veres hipótese de apoiar a difusão da P.O. em Paris. O outro, o C, é um ex-camarada daqui que nos escreveu com muito interesse mas há dois anos não dá notícias. Nem sei se ainda mora na morada indicada. Tu verás o que podes fazer de tudo isto.
Mandarei notícias em breve sobre a Assembleia e os trabalhos preparatórios da nova P.O.
Abraços para ti e para a V. E até breve!