Cartas a JM – 2

Francisco Martins Rodrigues

Carta a JM – 2

8/5/1986

Caro Z.:

Recebemos o pagamento (1.990$00 = 30 francos) das publicações que te enviámos, e agradecemos. Falta-nos agora saber o que pensas daquilo que leste e estranhamos não ter recebido carta tua.

Como poderás verificar quando receberes a PO nº 4 – que sai nesta semana – tomámos a liberdade de publicar extratos da tua carta de 16 de Dezembro.

Gostaríamos de ter colaboração tua, quer no que diz respeito a contactos aí, quer em artigos, notícias, envio de publicações que aches interessantes, etc. Tu dirás aquilo que achas que podes fazer. Para já, sugerimos-te como hipótese uma entrevista aos m-l suíços em que se refiram questões como:

– situação do movimento operário, emigrantes, corrente m-l e caminho para o partido.

“Pour le Communisme” – escrevemos a propor troca de publicações, ainda não tivemos resposta. Achámos os documentos deles, que nos enviaste, um pouco confusos quanto à questão do partido. A distinção entre partido-frente e partido-partido, ultrapassa-nos, parece-nos uma fuga à tarefa. Também se detecta uma fraca ligação à classe operária, o que nos faz supor que se trata de um grupo de intelectuais. No entanto, é de todo o interesse para nós manter contactos, e gostaríamos de saber o que eles pensam da PO, particularmente das questões levantadas quanto ao movimento comnista internacional.

Tradução do Anti-Dimitrov – achamos a ideia interessante, mas neste momento não vemos quem a possa fazer, mesmo em Paris.[i]

Um dos nossos camaradas, o ZB, está temporariamente aí na Suíça, a trabalhar, perto de Genève. Saiu daqui há dias e ainda não temos o endereço dele, mas assim que possível informamos-te, para vocês se poderem encontrar. Se tiveres algum nº de telefone onde possas ser contactado, é conveniente mandá -lo, para o indicarmos ao B. Ele tem o teu endereço.

 Já tens notícias da Elisabeth Étienne ? Ficamos à espera de notícias tuas, entretanto, recebe um abraço do Francisco Martins.


NOTA

[i] A tradução para francês do Anti-Dimitrov acabou por ser feita por Elisabeth Étienne. Foi revista por FMR e Ana Barradas e está pronta para edição. Só falta o editor. (Nota de AB)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s