Francisco Martins Rodrigues
Carta a MB (7)
18/9/1995
Caro Camarada:
Espero que tenhas tido boas férias (em Espanha?) e que estejas bem.
Venho pedir-te uma ajuda para as nossas edições Dinossauro. Como deves saber, passa este ano o centenário da morte de Engels e gostaríamos de editar uma biografia até ao fim do ano. Seria uma forma de contrariar a campanha de descrédito do marxismo que continua por aí em força. Foi-nos recomendada uma biografia que foi traduzida em inglês e editada em Londres em 1936, mas não sabemos o nome da editora:
Frederick Engels, por Gustav Mayer, Londres, 1936.
Será possível que tu, com os teus conhecimentos em questões bibliográficas, nos descobrisses esta obra, mesmo em segunda mão? Dizem-nos que na edição alemã original era em dois grossos volumes. Se for esse o caso, teremos que desistir, porque um livro desses fica caríssimo e ninguém compra.
Temos em nosso poder duas biografias feitas pelos russos, mas não prestam, é o estilo dos grandes elogios e nenhuma objectividade. Também sabemos que há outras biografias em inglês. Não podes obter informação e dizer-nos como são? Se tu puderes consultá-las e alguma te parecer interessante, poderias mandar também. De qualquer modo, julgamos o Gustav Mayer mais adequado, desde que não seja muito grande. Ficamos à espera de notícias tuas, o mais cedo possível. Manda dizer qual a despesa que fizeres para te reembolsarmos.
Por cá tudo na mesma. As eleições, sem novidade: vai ganhar a democracia, como sempre, podemos dormir descansados. Estamos a preparar a P.O. 51, que receberás até meados de Outubro. Vamos fazer um encontro de confraternização e debate no dia 22 de Outubro, domingo, em Lisboa. Procuramos que seja uma data importante na nossa vida colectiva, que dê impulso para novas realizações. E se tu viesses até cá?
Aceita um grande abraço