Carta a PA (7)

Francisco Martins Rodrigues

Cartas a PA – 7

6/3/1987

 Caro Camarada:

Recebemos a tua carta, assim como o manifesto do Revolutionary Communist Group, que agradecemos. Ficámos decepcionados, porque é um grupo muito pró-soviético. Tínhamos esperança que houvesse algum novo grupo marxista-leninista revolucionário por aí, mas ainda não é desta…

As tuas dúvidas e preocupações perante a linha de orientação da “PO” são naturais mas parece-nos que resultam de um erro de base da tua parte: receias que se critique aquilo que, apesar de tudo, ainda aparece mais à esquerda. Mas talvez não tenhas em conta que, sem essa crítica às inconsequências da chamada corrente marxista-leninista, não se conseguirá fazer surgir uma corrente de ideias e de acção sólida e ofensiva. A nós parece-nos que o declínio da corrente M-L se tem acentuado nos últimos anos, precisamente porque se proibiu toda a crítica aos erros. Foi por não querermos acabar no oportunismo, como aconteceu à maioria dos antigos dirigentes do PC(R) e como está a acontecer com a UDP, que decidimos investigar as origens do revisionismo. E isso passa obrigatoriamente por uma crítica a Staline. Os Kruchov & Cª não poderiam ter feito o que fizeram na União Soviética e no movimento internacional se o terreno não tivesse sido adubado antes pela política de compromissos de Staline. Vamos continuar a debater o problema, em espírito revolucionário, e esperamos que virás a reconhecer a utilidade do caminho que encetámos.

Sobre a tua vinda aqui: estou ao corrente dos teus problemas, mas supus que já tivesses sido abrangido por uma amnistia e já não houvesse esse impedimento. Não sendo assim, é pena que não possamos discutir de viva voz e confrontar as nossas ideias.

O B encontrou-se aqui comigo há um ano, mas não soube mais notícias dele. Vou escrever-lhe brevemente, até para saber como está de saúde.

Ficamos à espera da “New Left Review”, que nos é útil para compreender a evolução de certas correntes marxistas reformistas. Se tiveres oportunidade de nos enviar qualquer outro jornal ou revista daí, será uma boa ajuda para nós.

Agradecendo os teus votos de bom trabalho, aceita um abraço

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s