Francisco Martins Rodrigues
Carta a MV (36)
14/7/1992
M.íssimo:
Tenho recebido publicações tuas, sinal de que ainda mexes. A principal foi o livro do Tom Thomas, a que faremos referência na próxima P.O.
Recebeste a P.O. 35? Agradou? Vais preparar alguma colaboração para a próxima? Se a P.O. acabar, és tu o responsável! (Está descansado que não acaba). Andamos a debater a necessidade de passar a mensal e as modalidades em que poderemos fazê-lo, mas esbarramos sempre com o escasso número de redactores e colaboradores. Porque não entras para a equipa? As condições são aliciantes… Seria bom discutir o assunto contigo se por cá passares de férias.
Escrevo-te em especial pelo seguinte: recebi um aviso para a renovação da assinatura do «Monde Diplomatique» e fiquei sem saber se te convém transferir para cá o pagamento. Se não te fizer jeito pagá-la aí, tudo bem: eu renovo daqui. Só te peço que me mandes dizer alguma coisa até 30 de Agosto, para não se dar o caso de fazermos duas renovações.
Outro assunto: poderias arranjar-nos o endereço do Abraham Serfaty? Como deves saber, vai haverem 12/16 de Outubro uma reunião internacional em Puerto Real (Cádiz) contra as comemorações dos 500 anos dos Descobrimentos. A Ana esteve no último fim-de-semana em Madrid numa Contra-Cimeira, fez contactos com os organizadores e estes estariam interessados em incluir o caso de Marrocos na denúncia da agressão a África por parte de Espanha e Portugal. Seria uma oportunidade para divulgar a situação dos presos políticos marroquinos e aqui a presença do Serfaty daria grande projecção ao assunto. Se puderes falar-lhe pessoalmente no caso, seria o melhor de tudo. De qualquer forma, precisávamos da morada dele para lhe dirigir um convite oficial.
Diz o que há com o «Albatroz». Manda as tuas reflexões, sempre bem-vindas neste deserto de debate em que nos movemos. Um abraço