Francisco Martins Rodrigues
Carta a MV (25)
20/10/1989
Caro Camarada
Respondo aos teus últimos cartões, esperando que já tenhas recebido a PO 21, onde vem uma importante Carta de Paris e uma caricatura muito interessante. Esperamos que haja continuação.
Seguem em carta separada, para a morada da R, três suplementos em francês, com os quais poderás começar uma grande ofensiva nos meios de esquerda parisiense. Dentro de um mês ou dois haverá mais.
Quanto à proposta que fazes de reproduzir o meu texto de há uma dúzia de anos sobre a tortura do sono, com toda a franqueza, não me agrada nem acho aconselhável. Como já vimos na altura, o texto conduz, queira-se ou não, a uma certa justificação das declarações na polícia sob o efeito da privação do sono. E não penso que um posfácio pudesse alterar essa conclusão. Se vires utilidade em transcrever alguma parte do texto no corpo de um artigo, para dar uma ideia mais concreta sobre a tortura do sono, evidentemente que não tenho objecções. Mas a publicação na íntegra é que me parece inconveniente, pelas razões que já indiquei.
Em todo o caso, para dar uma ajuda ao próximo Albatroz, mandamos algumas revistas sobre a repressão em Espanha que talvez te interessem.
Já enviámos novamente a PO 16, como pediste. Confirma a recepção.
Continua a enviar Mondes Diplo e outros materiais, que nos são muito úteis, e mais uma vez pedimos colaboração tua para a PO. O próximo número será fechado em 15 de Novembro.
Um abraço